sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Botafogo Volta ao Tae Kwon Do

O Botafogo está de volta ao Tae Kwon Do, modalidade implantada no clube pela primeira vez no final dos anos 90. A maior glória do alvi-negro nesta modalidade foi a conquista do Campeonato Estadual de 2000, quando o time do Botafogo era comandado pelo lutador Fernando Rabelo.

No entanto, esta equipe foi desfeita logo no começo dos anos 2000. O esporte encontrou respaldo de outro grande clube na cidade para tentar massificar o esporte. O Vasco da Gama investiu pesado em várias artes marciais e chegou a conquistar o Campeonato Brasileiro de Tae Kwon Do de 2008.

Em 2009, outro clube de futebol entrou no esporte: o Bonsucesso FC. Contrariando a tendência de crescimento da modalidade, o Vasco da Gama acabou com seu departamento de artes marciais no mesmo ano. Tae Kwon Do, Karatê, Judô, Aikidô, Jiu-Jitsu foram todos desalojados de São Januário. Ainda no mesmo ano, o Botafogo contratou Murilo Stockinger, que conquistou uma medalha de ouro no Brasil Open.

O Tae Kwon Do despareceu dos grandes clubes em 2010 mas ressurgiu em 2011, quando o Fluminense anunciou a contratação de Natália Falavigna, da seleção brasileira. A idéia era que o clube abrisse uma escolinha nas Laranjeiras. Como a atleta não foi bem nos Jogos Pan-Americanos de 2011, nem nos Jogos Olímpicos de 2012, e o clube não recebeu crianças interessadas no esporte, o clube desistiu do projeto do Tae Kwon Do e dispensou a atleta no fim de 2012.

O Botafogo tenta pela terceira vez se firmar no esporte. Esta semana, o alvi-negro anunciou a contratação de Diego Cordeiro, de apenas 12 anos. Para se firmar na modalidade, o Botafogo precisa mesmo é abrir uma escolinha em General Severiano e contratar uma boa equipe técnica e professores para revelar talentos.

Nenhum comentário: