terça-feira, 19 de março de 2013

A Culpa É do Esporte Amador

Ao entrar na sala de troféus dos grandes clubes do Rio, o torcedor pode se espantar ao ver que seu clube do coração já foi campeão de diversas modalidades não praticadas mais pelo clube. 

Algumas modalidades são tradicionais como o Atletismo, ausente de America, Botafogo, Flamengo e Fluminense, e outras nem tão tradicionais como a Pelota Basca (Flamengo), Aeromodelismo (Botafogo), Aikidô (Vasco da Gama) e Hóquei sobre Patins (Fluminense).


Esporte Amador Leva a Culpa a Partir dos anos 80

Dos anos 80 para cá, a culpa pelo mal desempenho do Futebol sempre foi colocada no esporte amador, ou olímpico. Muitos dirigentes esquecem que Flamengo e Vasco da Gama não são clubes de futebol e sim de regatas. O Botafogo é fruto da fusão de um clube de futebol com um clube de regatas. Já o Fluminense é um clube de futebol, no entanto, sua maior glória é a Taça Olímpica, além de ter sido o primeiro clube a ter uma piscina olímpica oficial e uma pista de atletismo oficial no Brasil.

Os clubes de regatas começaram com o Remo. Mas logo começaram a praticar outros esportes, pois seus atletas precisavam se exercitar. Levantamento de Peso, Cabo de Guerra, Natação, Polo Aquático, Vela e Atletismo surgiram rapidamente nestes clubes. 

O futebol no Flamengo e no Vasco da Gama veio anos depois e era parte do departamento de esportes terrestres. A rivalidade entre os quatro grandes saiu dos primeiros esportes dos clubes e entrou no Tiro, no Tiro com Arco, no Judô, no Hóquei sobre Patins, no Xadrez, no Tênis, no Tênis de Mesa, no Boxe, na Patinação Artística, na Ginástica Artística, no Voleibol, no Futsal, no Basquetebol, no Handebol, etc.

Infelizmente, como dito antes, dos anos 80 para cá, alguns dirigentes tentaram mudar a história dos clubes, transformando-os apenas em clubes de futebol. O curioso é que antes da eleição, os eleitos prometeram dar continuidade aos projetos de seus antecessores e nunca admitiram a saída de modalidades esportes. Seguem três exemplos abaixo:

1993 - CR Flamengo

Luiz Augusto Velloso assume a presidência do Flamengo. O clube está endividado e ele se desfaz de vários jogadores campeões brasileiros no ano anterior. Eleito com apoio vindo dos esportes olímpicos, ele decide construir uma arquibancada de madeira ao redor do campo de futebol da Gávea, acabando assim com a pista de Atletismo e o estande de Tiro e Tiro Prático. 

Os atletas do Atletismo foram treinar no Estádio Célio de Barros. Os atiradores receberam uma carta avisando que teriam 24 horas para esvaziar seus armários. O estande de tiro seria reconstruído em outro local, mas isso nunca foi feito. As escolinhas e equipes de Handebol, Patinação Artística e Ginástica Rítmica também terminaram. 

Resultado? O Flamengo nunca mais teve Tiro, Tiro Prático e Ginástica Rítmica. O clube tentou voltar ao Atletismo, Handebol e Patinação Artística mas não conseguiu. Ao Atletismo falta estrutura na Gávea. Ao Handebol e à Patinação Artística faltaram divulgação das escolinhas. Hoje, o clube não tem nenhuma das seis modalidades, nem a arquibancada de madeira ao redor do campo de futebol.

2009 - CR Vasco da Gama

Roberto Dinamite assume o Vasco da Gama já no caminho do rebaixamento para a 2ª Divisão. Além de culpar Eurico Miranda pelo caos financeiro e administrativo do clube, ele culpa também os esportes amadores. Ao longo de 2009, ele acaba com Aikidô, Boxe, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Caratê e Tae Kwon Do

Algumas destas modalidades tinham muita tradição em São Januário, que era o clube que mais modalidades esportivas distintas oferecia aos sócios. O departamento de Caratê por exemplo, tinha toda a seleção brasileira da época e não parava de colecionar títulos. 

Resultado? O Vasco conseguiu voltar à 1ª Divisão do futebol brasileiro mas não conseguiu voltar ao estrelato nos esportes olímpicos. Nenhuma destas modalidades retornou ao Vasco da Gama. 

Em 2011, o clube fechou as escolinhas de Nado Sincronizado, Polo Aquático e Saltos Ornamentais. 

Em 2012, o clube também fechou os departamentos de Tênis de Mesa e de Tiro com Arco. 

O Parque Aquático do clube está abandonado e fechado. No Futebol, conquistou a Copa do Brasil de 2011 mas não levanta um turno de Estadual há nove anos.


2013 - CR Flamengo

Eduardo Bandeira de Mello e a nova diretoria assumem o Flamengo prometendo uma revitalização social, financeira, administrativa e de marketing, no que resultaria em mudanças e melhorias significativas no Futebol, na sede social e nos Esportes Olímpicos. 

Resultado? Os ídolos do Flamengo deixam o clube. Vágner Love, do Futebol, foi o primeiro. Logo depois, o clube anunciou o fim de sua equipe campeã brasileira de Natação. O Flamengo estava há dez anos sem este título. César Cielo, ídolo do povo brasileiro, encabeçou a lista de dispensa. 

A piscina olímpica número 1 da Gávea foi fechada. O clube dispensou seus atletas da seleção brasileira de Canoagem, não renovou os contratos de seus atletas de Boliche e Saltos Ornamentais. O pior veio no começo de Março: Os craques da Ginástica Artística e Judô também foram dispensados. 

O Flamengo era o atual tricampeão brasileiro feminino de Ginástica Artística, campeão brasileiro feminino de Judô e vice-campeão brasileiro masculino de Ginástica Artística. Ídolos formados na Gávea, como os irmãos Hypólito e Jade Barbosa saíram nesta leva. 

O Futebol não conseguiu encantar. No futebol, o Flamengo perdeu a Taça Guanabara e estreou com derrota para o Resende FC na Taça Rio...

Cortes mal-pensados, drásticos, do dia para a noite. Será que alguém acredita que o esporte amador é culpado por estes clubes não terem ainda um Centro de Treinamento para o Futebol, uma sede social bonita e um forte desempenho no Futebol?

O Fluminense, único clube do Rio a ter um bom CT para o Futebol de base, tem obtido o melhor desempenho em captar patrocínios tanto para o Futebol, quanto para o esporte amador. É o clube que mais oferece escolinhas esportivas, tem uma bela sede social e reformou recentemente seu parque aquático.

A culpa não é do esporte amador. A culpa é dos gestores.

5 comentários:

Esporte Rio disse...

bem lembrado.

Hades (Αδης) disse...

Culpar quem não consegue se manter é fácil. Os clubes do Rio são desorganizados, controlados por maus gestores irresponsáveis. Se eles não conseguem organizar o Futebol, imagine os demais esportes. Infelizmente isso não é só no Rio: o sofrimento dos demais esportes é latente em todo país. Depois vem com aquele papo de transformar o Brasil em uma potência olímpica. Só se for daqui a 30 séculos....

alexandre vieira disse...

Um reparo. O Roberto assumiu no meio de 2008.

Esporte Rio disse...

Valeu, Alexandre.

Esporte Rio disse...

Concordo, Hades.