terça-feira, 21 de julho de 2009

Para Quem Não Conhece a Bocha

A Cancha de Bocha Sul-Americana tem um comprimento de 24 metros e uma largura de 4 metros. O piso das canchas é de terra batida.

As bochas são de material sintético e cada equipe terá elas com a mesma cor. O diâmetro é de no mínimo 112 mm e no máximo de 115 e o peso mínimo é de 1,050 kg e o máximo de 1,150 kg. O Bolim pode ser de madeira ou de material sintético e tem um diâmetro de 40 mm.

As partidas são disputadas a 12, 15 ou 18 pontos conforme estabelecido no regulamento de cada competição.

Cada partida tem um árbitro e dois auxiliares, um é o árbitro de linha e o outro o operador de marcador.

Nas partidas de Individual cada jogador terá 4 bochas. Em Duplas e Trios cada um terá 2 bochas. Em partidas de Duplas e Trios uma substituição é permitida.

A partida começa com uma das equipes lançando o bolim para o meio da cancha. A partir daí os jogadores tentam arremessar as bochas o mais próximo possível do bolim, não necessariamente tocando nele. A equipe que tiver a bola mais próxima do bolim ganha 1 ponto. Se a segunda bola mais próxima do Bolim for da mesma equipe ela ganha outro ponto. E assim sucessivamente até que uma bocha seja da equipe adversária ou que acabe as bochas.

A Bocha Rafa utiliza a mesma cancha da Bocha Sul-Americana. Temos algumas diferenças no entanto. Existe o jogo de quartetos por exemplo (com duas substituições permitidas). Os atletas de Bocha Sul-Americana podem ter patrocínio, os da Bocha Rafa não.

O diâmetro das Bochas é diferente na regra Rafa. Elas medem entre 120 e 130 mm e pesam entre 1,700 e 2,000 (Masculino) e 1,400 e 1,600 (Feminino). O Bolim tem um diâmetro de 40 a 60mm.

Nenhum comentário: