terça-feira, 20 de maio de 2008

Qual a Diferença entre Sinuca, Billard e Carambola?

Sobre qual a diferença entre SINUCA e BILHAR esclareço:

A World Confederation of Billiard Sports (WCBS) foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional como a entidade mundial que governa as modalidades do BILHAR: CARAMBOLA, POOL e SINUCA, embora essas modalidades ainda não sejam olímpicas.
Para ter uma idéia do organograma estrutural, acesse o site www.billiard-wcbs.org, clique no menu organisation.

Por sua vez, a WCBS tem três entidades que governam cada modalidade:
Carambola: Union Mondiale de Billiard (www.umb.org)
Pool: World Pool-Billiard Association (www.wpa-pool.com)
Sinuca (com duas divisões):
Amadora: International Billiard & Snooker Federation (www.ibsf.info)
Profissional: World Professional Billiard & Snooker Association (entidade criada pelos jogadores profissionais de sinuca, cujas atividades são divulgadas através de seu braço comercial www.worldsnooker.com.

Aqui no Brasil, o termo BILHAR ainda é confundido com SINUCA, principalmente porque, no passado, para definir carambola usava-se os termos BILHAR FRANCÊS.
Resumidamente, carambola é um jogo praticado em mesas sem caçapas, com apenas 3 bolas, onde o objetivo é carambolar uma delas com as outras duas.
Sinuca é a tradução do termo Snooker, praticada em mesas com caçapas.
Pool, modalidade criada nos Estados Unidos, é uma derivação do Snooker, contemplando as modalidades Eight Ball, Nine Ball, 14.1 Continuous, Ten Ball e Black Ball. As duas últimas criadas recentemente (todas praticadas em mesa com caçapas).

Então, mundialmente, como os termos Biiliard e Snooker aparecem nos nomes das entidades que governam cada modalidade, para melhor entendimento sugiro que o termo BILHAR seja usado para definir as três: Carambola, Pool e Sinuca.

Também, existe o English Billiard, que é a carambola jogada em mesas com caçapas, com 3 bolas, podendo carambolar a tacadeira com as outras duas, embolsar a tacadeira depois de carambolar, embolsar as outras duas e até as três em uma mesma jogada. Aqui no Brasil o English Billiard é conhecido como carambola de bolso.

Para adquirir e aprofundar conhecimentos, sugiro que faça um tour pelos sites indicados.

Aproveitando esta oportunidade, informo que no Brasil persiste uma enorme dificuldade em divulgar a sinuca como esporte, principalmente porque a cultura dos praticantes está voltada para a chamada REGRA BRASILEIRA, que só é praticada aqui. Aliás, é o único país que tem sua regra própria para a sinuca.

Tadeu Clos

Nenhum comentário: